Desktop: barras de atalhos estilosas

Para quem acha que o desktop está meio caído e que precisa mudar alguma coisa, mas não sabe o quê, tenho boas sugestões. Que tal usar uma barra de atalhos/ferramentas ao estilo MacOS X?

A barra de ferramentas padrão do shell do Windows nunca foi algo muito agradável de se olhar. Com poucas opções de personalização, o máximo que se pode fazer é mudá-la de lugar, e colocar alguns ícones mais bonitinhos. Também é possível usar um programa como o T-Clock, que permite modificar o “menu iniciar”, o aspecto dos botões e a aparência do relógio. E só. Não é possível sequer mudar o tamanho da barra.

No entanto existem boas op̵̤es Рgratuitas Рpara substituir, ou ao menos complementar com um visual bem melhor, a barra de ferramentas.

ObjectDock 1.3
Desenvolvido pela Stardock, que também produz o WindowBlinds, o ObjectDock é a opção mais famosa. Tem duas versões: Free e Plus (US$19,95), que diferem na quantidade de recursos. De qualquer maneira, a versão Plus é o suficiente para a maioria dos usuários que só querem dar um up na cara da área de trabalho.
MobyDock DX 0.87b
É uma outra opção, que pode checar sua conta de e-mail via pop3, mostrar thumbnails dos aplicativos e exibir menus popup para o seu tocador de mídia favorito, permitindo que você o controle a partir da própria barra. O MobyDock também tem muitos outros recursos integrados (suporte ao Microsoft Messenger, por exemplo) que permitem que o usuário interaja e controle o sistema de maneira rápida e acessível. Ele só funciona se você estiver utilizando 32 bits de cor na sua configuração de vídeo.
Y’z Dock 0.8.3
Ainda em fase beta de desenvolvimento, o Y’z Dock – que só funciona no Windows XP – é outro clone da barra de atalhos do MacOS X. Alguns recursos ainda não foram implementados, como o suporte integrado a lixeira.
RocketDock 1.2.0
De acordo com o desenvolvedor, o RocketDock é similar ao ObjectDock, é tão rápido quanto o MobyDock, tem o visual do Y’z Dock e a estabilidade de todos juntos. Ele também é compatível com os formatos de skins dos demais programas. É bem leve e fácil de configurar.

Screenshots:
ObjectDock
MobyDock DX
Y’z Dock
RocketDock

Fique atento aos requisitos mínimos que estes programas exigem pra evitar perda de performance. Se você procura barras de atalhos diferentes tente este link. Mas tenha em mente que a maioria dos programas deste link foram descontinuados.

Em breve publicarei minhas impressões sobre alguns desses programas. Até! 😀

Ouvindo :: Lemonheads – It’s about time :: 1993
Humor :: zen/tranquilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.