IconShop organiza suas bibliotecas de ícones

IconShop, ao contrário do que pode sugerir o nome, não é um editor de ícones. É um gerenciador de bibliotecas em formato ICL (Icon Library), muito comuns no Windows. O pequeno programa pode ler e gravar bibliotecas nesse formato, e tem amplo suporte à drag & drop (arrastar e soltar) de arquivos e pastas a partir das janelas do Explorer direto para o IconShop para então processar os arquivos, e obviamente entre as janelas do próprio aplicativo. Também permite arrastar imagens entre as janelas do IconShop para convertê-los para ícones. Os formatos suportados para conversão são BMP, GIF, TIFF e XPM (comum no GNU/Linux). O aplicativo exporta ícones das bibliotecas para formatos de ícone (ICO), cursor (CUR) ou bitmap.

Ele também extrai ícones de arquivos do OS/2 (alguém usa? nem o eComStation?), cursores animados, resources (.rc), executáveis, bibliotecas (.DLL), arquivos de ícones do Macintosh, alguns programas aliens dessa plataforma como pacotes do IconDropper, iControl iPacks e esquemas e executáveis do Kaleidoscope, além de arquivos de ícones em 24-bit compactados ou não do MacOS X. Mas é bem provável que você precise de um programa como o Alladin Expander para auxiliar na conversão de ícones do Macintosh para o PC. O help do programa, muito bem explicado por sinal, tem um passo a passo para ajudá-lo nessa questão.

iconshop

O uso do IconShop é simples, e para quem já usou programas como o Microangelo Librarian ou o IconExplorer não há segredo. A versão que eu tenho aqui é um pouco antiga (1.20 Alpha), e acho que o software foi descontinuado, o que não desmerece o programa. Há no entanto algumas poucas funções não implementadas, nada que atrapalhe o uso.

Obviamente é possível fazer busca por arquivos, assim como renomear e excluir arquivos das bibliotecas. Dá ainda pra juntar um conjunto de ícones ou separar os diversos “sub-ícones” presentes em um arquivo, tipicamente quando há mais de uma resolução ou profundidade de cor, como por exemplo “32×32 em 256 cores (8 bits)” ou “48×48 em 16 bits”. Por fim há uma opção que permite combinar dois ícones, o que nem sempre pode gerar bons resultados, mas o exemplo na documentação do IconShop permite compreender o recurso.

Não é impressionante, mas pode ser útil pra quem tem centenas de bibliotecas pra organizar.

Ouvindo :: Obituary – Download
Humor :: zen/tranquilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.