Recentemente, a Kika publicou no seu blog uma pequena lista de ótimos reposítórios de ícones, sugeridos por leitores. Daí, lembrei da minha famosa lista “Ícones, ícones e mais ícones”, publicada em novembro de 2006, que compila uma série de links sobre ferramentas, editores, gerenciadores e repositórios de ícones. Excelente para viciados em deskmod.
Bom, há algum tempo atrás li sobre o IconLook, no Lifehacker, e vasculhei a web para saber mais sobre serviços próprios para a busca desses pequenos elementos gráficos. Uma busca rápida pelo termo icon search no Google revela alguns como os listados a seguir:
O IconFinder tem uma interface simples e limpa. Não tem atualmente recursos avançados de busca, como escolha por dimensão, por exemplo, mas tem uma nuvem de tags sobre os termos pequisados, além de informações sobre a licença dos ícones exibidos na busca.
O IconLet tem a interface mais espartana de todas as ferramentas, mas os resultados da busca exibe mais detalhes imediatos sobre os arquivos encontrados, como dimensão e licença de uso. Além disso, é possível refinar as buscas, clicando em Advanced search.
Pode-se dizer que o IconLook é o meio termo entre as duas ferramentas anteriores. A interface do site é puramente Web 2.0, e é possível refinar facilmente a busca ao escolher as dimensões desejadas logo abaixo do campo de pesquisa. O resultados exibem as resoluções disponíveis para cada ícone, e o site ainda uma nuvem de tags e indíces de resultados populares, mas ele nao exibe o nome dos arquivos e nem a licença de uso dos arquivos nos resultados. Ao clicar nos resultados há, entretanto, uma série de informações omitidas na página de busca. Ótima surpresa.
O IconSearch tem um funcionamento muito parecido com o IconLook, embora seja menos avançado em alguns pontos. Ele não exibe informações sobre licença, mas permite navegar pelos arquivos no site original ou fazer o download direto dos pacotes através da interface de busca. Assim como nos demais, faltam alguns recursos, mas ainda sim gerou bons resultados.
Nenhum desses serviços é tão eficiente para encontrar pacotes sobre temas específicos (exemplo, sistemas operacionais) quanto ir em um site como o DeviantArt e buscar pelos termos certos. Procurei por termos como NeXT e BeOS e não obtive resultados em nenhuma delas. Mas vou dar um desconto, talvez precisem melhorar os mecanismos de indexação, por exemplo. Além disso são serviços novos, e ainda tem muito a oferecer no futuro.
É certo dizer que são ferramentas interessantes e úteis na busca de termos mais genéricos, por exemplo, como “audio” ou “folder”, ou para webdesigners em busca de arquivos para algum projeto. Imagine quanta coisa ainda dá pra descobrir!
Humor :: zen/tranquilo
O iconfinder falei uma vez no blog, ele é excelente msm! Gostei de conhecer os similares. =)
CurtirCurtir