Baixe 500 fontes de graça!

Designers e modders, especialmente os que criam wallpapers, skins e outros projetos gráficos para o desktop vão achar essa dica bastante útil. O Fonts500 é um site que lista 500 fontes populares e permite o download gratuito, com uma ressalva: uma fonte de cada vez. Tsc, tsc, tsc.

Se você não tem paciência para clicar link a link de download, pode desembolsar $2,77, e obter o download de tudo de uma vez. Mas se você não quer pagar (dizer que não pode pagar é sacanagem!) e não quer se dar ao trabalho de sair clicando como um louco, pode usar um gerenciador de downloads que possa vasculhar pelos arquivos compactados no servidor. Diversos offline browsers fazem isso, assim como muitos gerenciadores populares, como o Free Download Manager, usado neste exemplo.

Faça o seguinte: vá até o site Fonts500.

Note que ao passar o cursor sobre a imagem que simboliza cada fonte, você vê na barra de status do navegador o caminho para o link de download. Mas os links mais importantes são os das 5 páginas de listagem de fontes, que estão no rodapé do site, como um índice.

Você precisará destes links para navegar pelos arquivos no servidor, através do seu gerenciador de downloads. No caso do Free Download Manager, basta ir na aba Site Explorer, inserir o link desejado no campo Address, e clicar em Go. O FDM vai listar o que encontrar na página pra você. Basta então selecionar todos os arquivos com extensão ZIP, clicar com o botão direito, e selecionar no menu de contexto a opção download. Surgirá uma janela pedindo sua confirmação, basta clicar em Ok. Ele vai começar a baixar os arquivos.

Acompanhe o progresso na aba Downloads. No meu caso ele baixou quase tudo, acho que faltaram umas 10 fontes, mas isso é problema no servidor, pois os arquivos não estavam disponíveis. Talvez não aconteça com você, de qualquer maneira não é o fim do mundo.

Simples assim, então duvido que surjam quaisquer dúvidas. Essa dica serve pra muitas outras finalidades, como baixar de uma vez diversas imagens (wallpapers, por exemplo), pacotes de ícones, skins, ou músicas de um servidor que permita listagem e pode ser facilmente aplicada no uso de outros programas que possam fazer esse tipo de tarefa. Exemplo? O Offline Explorer é o melhor e mais fácil de usar navegador offline que existe na minha opinião. As configurações dele são mais complexas que do FDM, mas o conceito de navegação de diretórios é parecido. Outros gerenciadores de download que têm funções de listagem de arquivos também podem ser usados e caso você não queira mudar seu programa atual, pode tentar o FlashGot, uma extensão para Firefox que facilita muito a associação de tarefas de download mais complexas com diversos gerenciadores. E você também pode fazer o mesmo em outras plataformas, como Linux e MacOS sem problemas, com os programas certos.

Bons downloads!

Ouvindo :: Legião Urbana – Quase sem querer (4:40)
Humor :: tenso/preocupado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.