LaunchIt: versatilidade para o shell

Shells alternativos sempre foram uma solução pra quem tem um PC com pouca memória ou não faz questão de usar todos os recursos do gerenciador de janelas padrão do Windows, o Explorer. Também é um forma interessante, embora muitas vezes trabalhosa (configuraçôes manuais de .txt, .ini e .rc), de melhorar o visual da área de trabalho.

Sendo ou não um usuário de shell alternativo, provavelmente você achará o LaunchIt um programa interessante. É um lançador de aplicativos, ou barra de atalhos, bem simples e leve. O visual lembra um pouco o GeoShell, e pode ser modificado com skins em bitmap tão simples quanto o programa. Ele também suporta transparência variável e colorização dos ícones. Não há configuração. Basta criar uma categoria de atalhos como explicado abaixo, e arrastar os items para ela. O mesmo se aplica quando você quiser se livrar de um atalho, porém dessa vez você deve arrastá-lo para fora da barra. Mas caso você goste de editar aquivos de configuração (vício por shells), não há dificuldade. Você só precisa definir as categorias e os caminhos para os aplicativos em arquivos .cfg, que podem ser editados no bloco de notas e ficam na pasta do LaunchIt.

Para definir categorias, basta clicar com o botão direito na barra e escolher a opção “Add Category”, mas você também pode adicioná-la digitando o nome no arquivo categories.cfg, e salvá-lo, é claro:

exemplo:
drives
internet
music

Depois que você ja definiu as categorias, é necessário configurar os atalhos presentes em cada menu. Toda vez que você cria uma categoria pelo programa, é automaticamente criado um novo arquivo .cfg vazio, referente àquele item. Você deve preencher esse arquivo com os caminhos para os programas para os quais você quer criar atalhos:

exemplo (internet.cfg):
C:Arquivos de programasInternet ExplorerIEXPLORE.EXE
C:Arquivos de programasOperaOpera.exe
C:Arquivos de programasK-Meleonloader.exe
C:Arquivos de programasInternetShareazaShareaza.exe
C:Arquivos de programasInternetFree Download Managerfdm.exe
C:Arquivos de programasInternetRev4Umirc.exe

Simples, não é? Um detalhe: para vincular um ícone específico a uma categoria, você deve colocar o ícone com o mesmo nome da categoria na subpasta “icons”. Depois basta criar a categoria e ver o resultado.

LaunchIt transparente
Transparência
LaunchIt colorido
Colorização dos ícones

Shell? Se você não está muito por dentro do mundo dos shells, pode querer saber porque é uma boa solução para diminuir o consumo de memoria. Bom, respondendo de uma maneira bem direta, é o Explorer que permite a interação do usuario com a GUI (graphic user interface) do windows de uma maneira amigável. Ele gerencia as janelas, barra de ferramentas, bandeja do sistema, ícones, menus, etc… alem do gerenciador de arquivos padrão do sistema, o Windows Explorer.

Você ja observou que o Internet Explorer geralmente inicia mais rapido que outros navegadores? Só não compare com o Mozilla/Firefox, que apesar de excelentes, são godzilas eletônicos. Não há truque. O gerenciador de arquivos é irmão do IE, basta olhar. O shell depende dele e vice-versa, visto que o IE, é integrado ao Windows. Experimente dar um ctrl+alt+del e finalizar o processo “explorer.exe” pra ver o que acontece…

Todas essas caracteristicas, de gerenciamento de arquivos, e principalmente da interação com o usuário fazem com que o shell não seja um mero coadjuvante, mas uma peça fundamental da interface gráfica de qualquer sistema operacional moderno. Gnome e KDE que o diga.

Por isso tudo o Explorer pode muitas vezes se tornar um gargalo em configurações mais modestas. A solução? você pode usar um dos muitos shells alternativos que existem por ai: GeoShell, BlackBox, DarkStep, LiteStep, etc. Mas fica um aviso: configurar um shell não é umas tarefa trivial, e muitas vezes você terá dores de cabeça ao substituir o Explorer na inicialização. Além disso, a não ser que você queira usar o Explorer e outro Shell simultaneamente, algo incomum, você deverá providenciar um gerenciador de arquivos para substituir o Windows Explorer. Uma sugestão básica é o FreeCommander.

LaunchIt

Dúvidas? Deixe um comentário… 😀

Ouvindo :: Mazzy Star – I’ve been let down (1996)
Humor :: zen/tranquilo

Um comentário sobre “LaunchIt: versatilidade para o shell

  1. Avatar de andrenix andrenext 11 de junho de 2006 / 20:08

    Test comment

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.