De volta a atividade!

I’m back!

Desde muito tempo offline, com problemas no antigo serviço de hospedagem, falta de tempo, disposição, acrescido de problemas pessoais, deixei o PixNix e a comunidade de lado.

Aos poucos estou me reorganizando, mas minhas prioridades mudaram. Tenho 25 anos, e quando fundei a comunidade Desktop Art em 2004 eu não trabalhava e estudava para o vestibular de engenharia. Morava também em uma cidade média, onde as coisas ainda não eram “corridas”.

Desde 1999, quando comecei a me interessar pelo mundo do deskmod, através das skins para Winamp, eu sempre quis contribuir com a comunidade skinner. Em 2002 passei a participar de sites como Skinbase, Customize e DeviantART. O clássico Skinz.org ainda tinha aquele visual “chocolate” e o Customize era laranjinha, mais simples, e permitia busca fácil de conteúdo. O LotsOfSkins/ArtUproar sempre foram mais ou menos e existia ainda o lento Velocity Art e o SoftShape.

Programas como Inhotus, eFX, CDRun, Soritong e K-Jöfol ainda faziam sentido. O Sonique então! Fazia frente ao Winamp, com belas skins elaboradas anos a frente das pesadas “skins modernas” que surgiram ainda no Winamp 3.

Nesse tempo todo mudei de cidade duas vezes e minhas responsabilidades também mudaram. Eu sempre quis ter um site no estilo do Customize.org (minha maior referência), mas demorei a entender como as coisas funcionavam nesse mundo de CMS e bancos de dados. Quando entrei no Orkut em 2004, vi que ali tinha uma boa possibilidade de encontrar pessoas que tinham um interesse em comum comigo, esse hobby de modificar e brincar com a interface gráfica dos sistemas. Mudar aquele visual cinza do Windows e deixá-lo parecido com o OS X ainda em 2001. Ou, como eu sempre gostei, imitar interfaces de sistemas meio alienígenas para a maioria do público, como BeOS ou SGI IRIX.

Vi coisas muito interessantes nesse tempo todo, e nunca gostei de modinhas. Vi a febre do Luna/Whistler em 2001/2002 e sempre antipatizei com o hype em torno dos “transformation packs” para Seven e Vista. Isso não é deskmod! Ao menos não em essência!

Bom, eu digo tudo isso porque eu sempre curti deskmod e com segurança, nesses anos todos é um hobby que eu nunca larguei. A comunidade cresceu, regrediu, cresceu de novo e parece estagnada hoje. Mas ainda sim vejo que tem muita gente interessada nisso tudo, nessa diversão, e graças a Deus já temos brasileiros – mesmo que em pequeno número – produzindo conteúdo de qualidade (skins e temas completos), e não somente screenshots ou cópias do trabalho dos outros.

Mas falta mais ação. Criei uma comunidade sobre deskmod (dentre tantas do Orkut) que por anos tem sido o destino de muitos curiosos por esse mundo. Meu blog entrou no ar em 2006, como um experimento pessoal e está vagarosamente voltando agora, depois de meses semi-offline. Fiquei meio louco, tive uns problemas de saúde, saí de um relacionamento, mudei de trabalho, estou me recapitalizando e redirecinonando meu foco, e por isso, com um certo pesar venho tornar público, aos poucos que lerão este post: deixarei a liderança da Desktop Art antes do fim do ano.

Não posso mais dar atenção à comunidade e às discussões dela já faz muito tempo. Tenho mais o que fazer. O blog continuará, meus reviews, links, etc. Meu suporte à comunidade tembém, através do blog, do FAQ, hospedagem da página de regras (se quiserem), da lista de softwares. Vejo que vocês, meus amigos de comunidade, tem alguns projetos bons em discussão como uma “mag” (eu pensei nisso uma vez só de brincadeira, produzí-la em PDF, usando o Scribus, mas isso era quando eu fazia Design Industrial) e conseguem manter a comunidade com suas próprias pernas, então não precisam mais de mim.

Não saírei da comu, é logico, mas migrarei os direitos de administração para outra pessoa, como já cedi a co-propriedade para o Diiih no passado. Pensei em transferí-la para a Andy, mas ainda não sei ao certo, pois estou por fora da atuação das pessoas hoje, inclusive dos atuais moderadores. Preciso da opinião de vocês. E ficarei grato em me tornar um mediador. 😀

Bom, é isso. Já falei muito.

Até.

Catherine Wheel – Show me Mary

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.