Análise: TinyResMeter!

Eu já fiz review desse programa? Acho que não 😀 Então vamos lá, para sair desse hiato editorial, um breve review deste pequeno e espertíssimo monitor de recursos.

O TinyResMeter (leia “res” como resource, ou recurso) é um pequeno monitor de recursos do sistema que não precisa de instalação, é superleve e suporta diversas variáves de exibição. O executável tem meros 54kbytes!

Ao iniciar o TinyResMeter, surge um ícone em forma de um pequeno inseto (acho que é um besouro) na barra de tarefas. Não há uma janela propriamente dita, apenas uma pequena barra no canto da tela como a exibida a seguir:

“No Fields Selected”: É aí que começa a configuração do TinyResMeter. Essa mensagem na barra inicial do programa indica que não há nenhuma opção de monitoramento selecionada. Para escolher quais se deseja exibir, tudo deve ser acessado via systray. Clique com o botão direito sobre o ícone do TinyResMeter no ícone próximo ao relógio e escolha em fields as opções.

Há muita coisa a escolher e a maioria tem aspecto unicamente técnico que não deve interessar a muitos modders. Por exemplo, a opção Services exibe os serviços instalados no sistema, estando estes em execução ou não. Neste caso o monitor exibe meros números que inicialmente não siginificam muita coisa. No caso do monitoramento dos Serviços, ele mostra o número de serviços em execução e os instalados, separados por uma barra, mas não o nome destes serviços. A grande surpresa está para os curiosos, que clicarem com o botão direito sobre cada opção na janela de monitoramento. veja a imagem a seguir:


São as informações adicionais do campo Windows, que dá informações sobre as janelas de um aplicativo, neste caso, o Winamp. Como dá pra ver, há muito mais coisa a se descobrir do que é exibido pelo simples monitor. Informações mais aprofundadas. Enfim, eu até subestimei o programa de início. Afinal saber que o número de processos em execução (campo Processes) era 23 não era tão útil quanto saber quais eram esses processos. Assim como para as tais 153 janelas ocultas. Resolvi clicar com o botão direito sobre o campo e dei de cara com as informações avançadas. É um questão de design do próprio programa, o TinyResMeter então segue um esquema parecido com o do ProcessController (lembram?), impedindo de encher a tela com informações demais. Muito útil e inteligente.

Personalização: a seguir, o TinyResMeter com as opções Time (hora), UpTime (tempo de funcionamento do sistema), CPU Usage (uso do processador), RAM (uso de memória) e Fixed Drives/Removable Drives (drives fixos e removíveis).

Além disso: transparência ativada, nível 150 (na escala de 1 à 255), fonte mints-mild, e esquema de cores modificado. Isso mesmo, apesar de o TinyResMeter não suportar skins, você pode personalizar os esquemas de cores. Como mudar estas opções? Clique no ícone do programa na barra de tarefas, a penúltima opção do menu, Setup, tem oito opções. A primeira permite que você exclua drives do monitoramento. Basta adicionar as letras dos drives. As três próximas opções permitem escolher a fonte, o tamanho da letra e a transparência. As demais, são referentes às cores do monitor (borda, texto, barra de progresso e fundo).

Nada mais, nada menos. Simples assim.

Download: TinyResMeter – http://perso.accelance.net/~pesoft/trm/us_trm.html

Ouvindo :: DJ Resonate – Old Skool Trance (15:09)
Humor :: tenso/preocupado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.