A evolução do Customize.org

Há uma semana foi lançada a nova versão do Customize.org. O portal, que está online desde 1998, agora está com um visual que remete a nova Web 2.0.

Foram adicionados novos recursos como blogs, grupos de usuários, dentre outros triviais às redes sociais. Eu já havia testado o beta há algumas semanas, e confesso que gostei de muitos dos recursos adicionados, embora eu não vá usar nem metade deles. Uma coisa que não gostei no entanto foram os links azuis e a disposição de diversos elementos da página, como as notícias por exemplo. Eu preferia a “cara de blog com esteróides” do site anterior.

O site ainda é beta, como a maioria dos serviços Web 2.0 (embora eu não considere o Customize.org um empreendimento desse tipo), e algumas funções ainda estão desabilitadas como a edição de preferências do usuário, por exemplo. Isso também deve explicar porque os dados do meu perfil estavam ultrapassados, com um link para uma antiga página no Angelfire (o antigo projeto desse blog que vos fala), dentre outros pequenos detalhes. Talvez tenham recorrido à alguma versão anterior do banco de dados para os perfis de usuários.

Beta Login

Eu pretendia escrever sobre o beta antes dele se tornar público, me atrasei um pouco, mas aqui estão as principais mudanças que notei:

a) A disposição dos elementos da página inicial dá destaque aos últimos trabalhos publicados, temas populares e em destaque (“Featured”), incluindo imagens
b) As categorias são colocadas em forma de uma nuvem de tags e também podem ser acessadas na aba “Browse”
c) Na barra lateral esquerda localizam-se as categorias de download, últimas notícias e últimas discussões do fórum
d) No rodapé diversos links relacionados ao site e à conta de usuário
e) Existem grupos que funcionam como as comunidades do Orkut
f) Os usuários agora podem usar avatares e há uma bela página de busca por membros
g) A aba “Latest” exibe a atividade mais recente no site

Há muitas outras coisas para se descobrir e testar, e é possível que mais outras pequenas novidades surjam. Um recurso que não citei anteriormente, e que é de longe um dos melhores nessa nova versão, é a possibilidade de se pesquisar temas através de uma paleta de cores, o que facilita a criação de temas por parte do usuário. Experimente esse link, não se assuste, os caracteres finas são as representações em hexadecimal da cor.

Esse é o segundo grande update no Customize, o último foi em 2005, mas foi uma atualização mais estética que funcional. Adição de amigos/contatos e envio de mensagens surgiram naquela época. A meus ver, a versão EVO do site é um mix de Flickr, Last.FM e Customize, pelo menos visualmente. Parabéns!

Links relacionados:
Desktop Art no Customize.org
Pixel Drops no Customize.org
Grupo do Customize.org

Evolução
Customize.org relaunched!
EVO, me and you
EVO Features: Submissions, Voting, Browsing, Uploading
EVO Features: Groups, Profiles, Blogs, Messages
Welcome to EVO!


Ouvindo ::
Nirvana – The man who sold the world (acústico) (1994)
Humor :: vazio/incompleto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.