Análise: suíte Easy Icon Maker

Easy Icon Maker é uma pequena suíte de programas para gerenciamento e edição de ícones, muito parecida com o Microangelo. O principal programa é o próprio Icon Maker, um editor, que exporta para ICO, BMP, JPG e GIF, além de importa e extrair diretamente de outros arquivos e aplicativos.

A interface do Icon Maker lembra muito o PaintBrush, porém misturado com o Microangelo Editor. Mas não é pra subestimar os recursos deste editor: ele vem com diversos filtors embutidos, que permitem editar contraste, suavizar a imagens, trocar cores, dentre outros efeitos.

Outro módulo da suíte Easy Icon Maker é o Icon Changer. É no entanto decepcionante perto de outros programas. Ele não é um modificador de ícones como o IconTweaker, por exemplo. Não gerencia diretamente os ícones do sistema, serve mais para modificar ícones individualmente, a meu ver lembra até um pouco parte da interface do Resource Hacker, neste aspecto.

iconmaker

IconSearch: este é o módulo de busca. Ele simplesmente busca nos drives do sistema por ícones. É mais pelado que o IconSearcher o Explorer do Microangelo, mas ainda sim permite determinar filtros para as buscas por exemplo. De qualquer modo, ele tem seu próprio módulo chamado criativamente de “Icon Explorer” como tantos outros por aí.

iconmaker

Considero que o maior, e talvez o único destaque do Icon Maker seja o própeio editor. Embora não se compare a programas profissionais como o Axialis (de qualquer modo a maioria dos designers nem usa isso), ele deve quebrar o galho de quem quer fazer apenas pequenos ajustes, correções ou personalizações no seus ícones, ou mesmo quem sabe exibir sua veia artística. Notei ainda uma certa lentidão na execução dos programas, não sei se isso se deve ao fato de eu usá-lo sob o Altiris, mas acho que provavelmente essa não é a causa. A suíte como um todo talvez não justifique o fato de ser trial, mas não custa experimentar não é?

Ouvindo :: Alice in Chains – Don’t follow
Humor :: zen/tranquilo