Chat nostalgia.

https://www.tbray.org/ongoing/When/201x/2019/03/11/Lights-Going-Out

Já deve ter acontecido com todos que estiveram na web nas últimas duas décadas (ou menos até, 15 anos é o suficiente pra entender). A lista de contatos vai se acinzentando. O hábitos mudam, quase ninguém usar IRC hoje (exceto em alguns nichos), e mesmo os mensageiros mais amigáveis (MSN, ICQ, Yahoo! Messenger) perderam a relevância ou desapareceram totalmente.

O sonho de interoperabilidade entre protocolos e serviços simplesmente morreu. Jabber, XMPP, alguém? Me lembro quando havia dezenas de clientes compatíveis com Jabber e que eu não precisava usar o cliente feio do MSN pra falar com alguns amigos, poderia até bater-papo com pessoas que ainda usavam ICQ por volta de 2005, no mesmo cliente que conversava com quem usava MSN, GTalk e até nos primórdios do chat do Facebook.

Claro, surgiram alternativas, novos modos de comunicação mais convenientes para a mobilidade (ou produtividade). Mas até o Meebo era mais divertido que o Whatsapp e similares. IRC então!? Nenhum supera aquela zona divertidas das noites de sexta-feira. XD