Microsoft e seu improvável tema Aqua para o Windows XP

Encontrei esse link recente sobre algo inusitado da era XP:
https://www.theverge.com/2020/9/25/21456525/microsoft-windows-xp-theme-mac-aqua

A pérola foi descoberta após um vazamento recente do código-fonte do Windows (incluindo várias versões derivadas do NT). Estranho é que eu tenho a impressão de já ter visto esses prints antes, mas provavelmente devido a vazamentos de builds anteriores ao lançamento do XP.

https://www.theverge.com/2020/9/25/21455655/microsoft-windows-xp-source-code-leak

Acho que a Microsoft já tinha sido “criativa” o suficiente quando revelou o duvidoso tema Luna, do Windows XP. O problema é que foi um tema de interface que ficou datado rapidamente em minha opinião. Talvez essa impressão seja favorecida pelo fato de ter sido um sistema que ficou em uso massivo por muito tempo (com suporte mainstream até 2014!). Hoje nem aguento ver algum tema pra Windows 10 que se baseie nele (até o papel de parede causa incômodo), prefiro os temas clássicos “sem sal” mesmo.

Voltando ao “Aqua do XP”: o tema, chamado de “Candy” é bem simplório, modificando apenas botões e barra de rolagem, as bordas de janela lembram mais outros temas da era Whistler (codenome pré XP) e certamente seria apenas uma experiência ou piada interna dos desenvolvedores, pois duvido muito que a Microsoft o teria lançado oficialmente mesmo como parte do “Pacote Plus!” (isso ainda existia na era XP?).

Afinal, em Janeiro de 2000, a Stardock (que desenvolve o WindowBlinds) e o principal portal de customização à época, Skinz.org, foram desencorajados pela Apple (ameaçados de processo) e obrigados a remover skins com temas que imitassem o look n’ feel do MacOS, já que isso infringiria sua propriedade intelectual.

À época, a Stardock precisou remover diversos temas para WindowBlinds e Desktop X, um software de temas completos que ela deixou de desenvolver alguns anos depois. O problema é que muitos desses temas dos quais a Apple reclamava não tinham nada a ver com o visual Aqua. Lembravam mais coisas da época do Appearance Manager do cancelado Copland (outro link aqui). Exemplo a seguir:



Graças a Deus isso não impediu que artistas (modders/skinners) continuassem a criar por anos diversas derivações de todos os temas da era de ouro do MacOS X.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.