Mudando os í­cones com o IconTweaker 1.1

Uma das questões mais comuns relativa à modificação de desktop é “como mudar os ícones?”. Bom, esse é um passo essencial para um boa personalização. É possível fazer essa mudança na unha, mas não é muito prático, por isso existem diversos programas para esse fim, alguns comerciais como o IconPackager e o BeeIcons, e outros gratuitos como o IconPhile e o IconTweaker. Todos têm suas peculiaridades, incluindo formatos diferentes para os temas e bibliotecas (que às vezes são apenas arquivos zip com extensão modificada), mas o objetivo é o mesmo: facilitar a personalização. Esse artigo vem apresentar aos novatos no mundo do deskmodding, um dos mais práticos programas do gênero, o IconTweaker.

O IconTweaker é um programa gratuito que permite ao usuário modificar os ícones do sistema de maneira simplificada. O programa já vem com diversos temas pré-instalados, possibilitando ao usuário mudar os ícones de uma só vez. A interface do programa é simples e acessível, as principais funções são relativas à modificação da aparência padronizada dos ícones e a criação de temas. Isso mesmo, o usuário pode criar temas personalizados, através da opção Theme Editor. Ao iniciar o programa você terá na barra lateral opções como escolha dos temas pré-instalados, mudança dos ícones e configurções do sistema, essa última opção é praxe nos programas do gênero (ícones com todas as cores; ocultação/remoção da seta e do prefixo dos atalhos; tamanho dos ícones; tamanho do cache).

IconTweaker GUIIconTweaker Favorites

Para modificar os ícones atuais do sistema você deve acessar a interface “Icons”, onde dez abas dividem os ícones por categorias incluindo pastas, drives, arquivos e até cursores. A mudança dos ícones ocorre de maneira intuitiva: escolha um ícone, clique em “change”, o IconTweaker exibirá o IconOrganiser. Através dele procure a biblioteca de ícones que tem o ícone que você deseja usar e pronto. Sugiro que você adicione as bibliotecas mais utilizadas nos favoritos do organizador. Se quiser voltar ao ícone original, clique no botão “restore”, mas atenção, ele retornará ao ícone padrão do sistema, e não ao que você estava usando anteriormente! Se quiser voltar ao ícone anterior a configuração atual deve ser salva como um tema antes de qualquer alteração.

Como salvar ou criar temas no IconTweaker? Através do “Theme Editor” você pode criar seus próprios temas ou configurções, para que na próxima vez que quiser mudar os ícones não seja necessários modificá-los um a um. A interface é igual à que permite a mudança dos ícones, porém inicialmente vazia. Escolha os ícones como se estivesse fazendo uma mudança normal nos seus temas, após ter feito isso para todos os ícones que você deseja incluir, preencha as informações do tema na opção “Theme Info”. E só! Agora você precisa salvar o tema, para isso clique no botão que tem um disquete amarelo desenhado, na barra de botões superior. Um detalhe importante, os temas do IconTweaker são salvos em formato .itt, mas eles não são bibliotecas de ícones como .ip do IconPackager ou o container .icl, servem apenas como arquivos de configuração do próprio IconTweaker! Ele permite no entanto fazer bibliotecas, juntando os ícones relativos ao arquivo de configuração .itt em um arquivo .ita. Pra isso você deverá usar o Theme Archive Builder.

Mais recursos? Outras opções básicas presentes no IconTweaker são:
– Restore all icons: todos os ícones serão restaurados à configuração padrão do sistema.
– Rebuild icon cache: corrige erros relativos a aparência dos ícones.
– Change individual folder/drive icon: permite a modificação de ícones individualmente para pastas e drives. É útil se você quer personalizar o ícone da sua pasta de músicas ou imagens, por exemplo.

Muito bom.

Links relacionados:
IconTweaker
Screenshots
Ícones:
PC Desktops, Customize, SkinBase, WinCustomize*

*Os ícones do IconPackager são arquivos zipados com extensão modificada. Renomeie o arquivo .ip para .zip e extraia os ícones.

Ouvindo:: NixonsTexas
Humor:: zen/tranquilo