Depois do Winamp, o segundo programa que executo logo depois de iniciar o Windows é o gerenciador de arquivos. Sempre usei o Windows Explorer, mas ultimamente tenho pesquisado outras alternativas. De novo. Há uns anos eu já havia tentado fazer essa mudança e descobri que existem opções bastante interessantes por aí, mas eu não me acostumei com nenhuma pelo excesso de recursos inúteis pra mim, lentidão, ou falta de algumas coisas com as quais eu me acostumara no Windows Explorer.
Como eu fiquei significativamente off aqui no blog, as coisas foram acumulando, e “descobri” alguns programinhas aqui dentre os quais eu ainda não tinha testado: Cool Explorer e FileNavigator. São dois gerenciadores de arquivos no estilo mais old school. Sem árvore de diretórios, o que pode torná-los mais difíceis de usar, porém que podem combinar bem com o estilo de alguns desktops, especialmente para aqueles usuários que vivem arrastando arquivos de uma pasta pra outra. No mais típico estilo de duas colunas, tanto o Cool Explorer quanto o FileNavigator servem também como clientes FTP. Eu não substituiria o FileZilla por estes programas, mas como durante muito tempo usei o WS-FTP, posso dizer que é mais intuitivo lidar com um cliente no estilo destes gerenciadores, do que com o FileZilla.
O Cool Explorer é o mais espartano dos dois programas, portanto não há muito o que falar sobre ele, a não ser que ele funciona, e ponto. Já sobre o FileNavigator (quem lembra muito o Midnight Commander), posso dizer que é um espetáculo de nostalgia. Ele tem uma interface tosca mesmo, que não se compara ao Windows Explorer ou Finder, mas tem muitas opções internas e algumas personalizações que podem inclusive deixá-lo com um visual mais hax0r, para aqueles mais empolgados com a informática de 10 anos atrás. Abaixo um exemplo com o fundo preto e a fonte Gelly.
O FileNavigator também tem suporte interno à diversos formatos de arquivos compactados, sincronização e comparação de diretórios, edição própria de atributos de arquivos, suporte a drives de rede, listagem de arquivos em texto, e mais algumas coisas… 😀
Em resumo, tanto o FileNavigator quanto o Cool Explorer são dois gerenciadores para puristas, que fazem o que devem fazer. Uteis especialmente para quem vive virtualmente dentro de um flashdrive ou usuários de shells que procuram alternativas ao Windows Explorer não necessariamente mais complexas. Lembram-se do MuCommander? Mais reviews de gerenciadores vem por aí.
Humor :: tenso/preocupado