Desktops virtuais com o Dexpot

Assim como a maioria dos usuários de Windows, não tenho a cultura dos múltiplos desktops. Esse recurso é mais comum nos gerenciadores de janelas para sistemas Unix, como IceWM, KDE ou WindowMaker, o que faz com que os usuários desses sistemas estejam mais habituados a mudarem de área de trabalho em um único monitor.

dexpot

Mas é possivel ter esse recurso no ambiente Windows também. Embora o sistema da Microsoft não tenha múltiplos desktops nativamente, shells como o bbLean (variante do Blackbox for Windows) e programas como o Dexpot permitem configurar áreas de trabalho virtuais para facilitar a vida de quem vive com muitos programas abertos e não tem uma tela grande (ou não quer um monitor adicional). Talvez não seja muito fácil se acostumar com esses recursos, mas pra quem quiser arriscar, aí vai a dica.

dexpot

O Dexpot é um programa super leve, e pode ser acessado na bandeja do sistema (systray). No menu você acessa as funções dele, como Window Catalogue e Full Screen Preview: destacam as janelas abertas e divide a tela com amostras dos desktops, respectivamente.

Os outros componentes pricipais do Dexpot são:

  • Desktop Manager: exibe uma barra de atalhos para os desktops virtuais.
  • Desktop Preview: exibe uma janela com amostras dos desktops.
  • Desktop SlideShow: permite criar un slideshow com as áreas de trabalho. Inútil.
  • Desktop Windows: exibe informações diversas sobre as janelas.
  • Desktop Rules: permite criar regras para o comportamento dos desktops.

Por padrão o Dexpot configura 4 desktops virtuais, mas você pode ter até vinte áreas de trabalho se quiser, o que eu duvido muito que seja necessário. Há muitas opções a serem configuradas no programa, mas você só faz isso se quiser personalizar ao máximo o comportamento das áreas de trabalho.

dexpot configuration

Como há de se esperar dá pra definir níveis de transparêcia para diversos ítens, como o Window Catalogue e o Desktop Manager. Há também como escolher wallpapers diferentes para cada área de trabalho, resoluções, assim como escolher ocultar ou exibir certos componentes da shell que são exibidos nas outras áreas de trabalho. Há muito mais opções de configuração escondidas no programas, o que facilita a personalização para usuários mais hardcore.

Muito bom. 😀

via Lifehacker

Ouvindo :: Soundgarden – The day I tried to live
Humor :: tenso/preocupado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.