Desktop Art faz 5 anos! Chat? De novo?

Bom, esse post é só para lembra que neste fim de agosto, a comunidade Desktop Art fez 5 anos! É isso mesmo, 5 anos de informação, diversão e amizade entre os deskmodders no Orkut! Parabéns!

E a comunidade vai muito bem, obrigado! Estamos discutindo algumas pequenas atualizações na organização da comunidade, como é de praxe; e a preparar uma lista de softwares para ser publicada aqui no PixNix e lá, além de uma possível atualização do FAQ se necessário e mudança do logotipo da comunidade. Quem é novo na comunidade e quer saber mais sobre o que ocorreu nesses anos todos, leia este post… Que é sobre outro aniversário mas continua bem relevante!

Chat?

É, anos atrás tentamos isso, mas não deu certo, leia aqui o porquê. E aqui estamos de novo, via TinyChat, até o Orkut banir o serviço assim como fez com o TinyURL (por um bom motivo, acho). Quem curte chat via MSN, pode adicionar o group319626[at]groupsim.com no chat do serviço da Microsoft. Eu não uso MSN puro, então não posso me aprofundar nos detalhes. A sugestão para quem é mais oldschool, mas não quer bater cabeça com IRC, é se reunir na sala que criei recentemente no TinyChat: http://www.tinychat.com/desktop-art. Às vezes ele pede login do Twitter, mas pelo que eu saiba não é necessário não! Falando em Twitter, quem quiser me seguir por lá, meu endereço é twitter.com/andrenext

De todo modo, vou manter os dois links na descrição da comunidade, para qualquer eventualidade. 😀
Um grande abraço a todos, bom bate-papo e até o próximo post!

Ouvindo :: Toad The Wet Sprocket – Hold Her Down (3:07)
Humor :: tenso/preocupado

BlogDay 2009!

Ok, uma “regra” do BlogDay, ou ao menos uma recomendação, é que nós indiquemos blogs que tratam de assuntos diferentes dos nossos. Enfim, eu na imensa maioria acompanho apenas blogs de tecnologia, design, deskmod e arquitetura. Então, de acordo com essa recomendação, eu não deveria indicar outros blogs sobre deskmod (essa garotada escreve da maneira mais facil – imagem, link, e tchau – mas não aguenta administrar o blog por meros 6 meses!), mas vou abrir uma excessão para o esquecido BlogDoWallpaper, que está no limbo da internet hoje, assim como fiz com o Desktop Mods.

Blog Day 2009

Este ano eu não estava inspirado. Então, para compensar essa “quebra” da regra, meus demais indicados neste BlogDay 2009 são

Garota sem Fio: era bastante popular, mas parei de acompanhar há algum tempo, recentemente voltei e vi que o blog está off, em reformulação… E eu ainda uso o Bloglines, vê se pode! Gadgets, wireless, wi-fi e o escambau!

Startupi: ah, se existisse um TechCrunch brasileiro, este seria o Startupi… E não é pra se achar não viu? Pois o Brasil viveu de copiar idéias esse tempo todo na internet! Cadê a tal criatividade Brasileira? Bom, deixando as críticas de lado (quem sou eu pra falar?), acho que o Startupi tem feito um bom trabalho ao indicar, apresentar e relatar o rumo das startups brasileiras e mostrar a este povo ignorante (que acha que tudo é Orkut e MSN – maldita inclusão digital!) que aqui também existem bons serviços além deste horizonte de winks frescurentos. 😀 Adicionem aí nos seus leitores de feeds e conheçam boas idéias!

Mari ao Mar: blog pessoal de uma conhecida (ah, mas ela nem deve lembrar da minha cara), de encontros de design daqui de Belém. Achei por acaso, eu não costumo acompanhar blogs pessoais, mas esse apesar de pouco atualizado tem uma qualidade textual muito interessante. 😀

Curitiblogs: morar em Belém me isola do mundo virtual, como se o mundo virtual já não fosse isolado o suficiente. Tsc, aqui na capital paraense falta um movimento blogueiro (com conteúdo, não futilidades) como esse demonstrado pelo pessoal de Curitiba. Me lembro quando rolou um fórum de estudantes de Design aqui, ano passado e eu falei sobre o Blogcamp, e como seria interessante as pessoas organizarem encontros assim aqui na cidade. Na época, o fórum (Megafônicas ’08) tratou de discutir idéias para um movimento acadêmico dos estudantes de design, e como era importante conscientizar as pessoas de que design não é luxo ou futilidade, e sim necessidade. Um blogcamp aqui seguiria os mesmos moldes do que foi o Megafônicas, será tão difícil entender? Seria uma boa um integração como essa por aqui, com um site central e uma comunidade de editores mais integrada.

Melomania21: recomendações e downloads de alguns albuns… Todos resenhado pelo proprietário da coleção. Tem coisa boa, e coisa ruim, mas vale a pena acompanhar. 😀

Ah! Talvez eu não devesse também indicar blogs sobre tecnologia, mas se eu for falar sobre os sites de Arquitetura e Design que eu acompanho, seria injusto, afinal, minha indicação seria uma gota em um oceano!

E assim termina minha lista de preferidos do BlogDay 2009! Um abração a todos vocês, e parabéns pelos bons posts e bom conteúdo!

Querem ver meus indicados de 2008? Clique aqui

Ouvindo :: Pantera – Live In A Hole (5:00)
Humor :: zen/tranquilo

SliderDock gira os ícones na tela

Cansado dos docks tradicionais? Então tente o SliderDock. É uma opção diferente para quem costuma usar barras de atalhos mas procura algo exótico. Ao invés dos tradicionais lançadores de atalhos copiados do MacOS X, o SliderDock permite organizá-los em uma interface giratória, que pode ser ativada pelo teclado através de atalhos configuráveis.

É especialmente atraente para quem vive no teclado, e não quer mover o cursor para procurar um aplicativo qualquer. Eu vivo tendo que enconstar o cursor nas laterais da tela para acessar o bbIconBox que fica oculto, mas isso não atrapalha, já que minha convivência diária com o teclado é mais no trabalho (AutoCAD, etc).

Usabilidade
Embora possa parecer, o termo dock não remete à “barra”, e sim à algo ancorado ou pendurado, os ícones neste caso. Portanto, ainda podemos encaixar o SliderDock na categoria docks. 😀

O programa é um pouco demorado na inicialização, e por padrão, ele abre apenas com um ícone central, vazio, para onde você pode arrastar os ícones de atalho. Você pode criar atalhos assim, via arrastar e soltar, e pode aumentar ou diminuir o diâmetro da elipse, além de reorganizar os atalhos arrastando-os para onde quiser. A alternância entre os atalhos é feita via teclado. Isso não quer dizer que você não pode acessar os programas via mouse, você pode, e ao passar o cursor sobre as esferas onde os ícones ficam, surge uma descrição do programa (em uma janela grande, caso ele esteja centralizado ou uma pequena legenda, abaixo do ícone).

Os atalhos de acesso via teclado são altamente customizáveis e permitem que você exiba o SliderDock em primeiro plano, caso esteja utilizando um programa qualquer em tela cheia, por exemplo. Há alguns poucos temas pré-instalados, mas são de gosto um pouco duvidoso… O seletor de temas permite diversas configurações, e como as skins são simples imagens, torna-se fácil para qualquer um que saiba usar programas gráficos criar uma skin própria. Taí uma boa oportunidade pra comunidade ser criativa!

Desse modo, é possível criar combinações de imagens de temas diversos e criar um visual distinto. Dentre outras configurações do SliderDock, você pode ajustar o tamanho dos ícones, rotação, tamanho da elipse e inicialização.

Desempenho
Atualmente não uso docks, aliás, embora eu os considere belos aplicativos, eu nunca utilizei docks com frequência, no bbLean (BlackBox) uso apenas o bbIconBox, que pode simular um dock simplificado e bem leve, mas sem efeitos. Nos testes que fiz com o SliderDock, confesso que me decepcionei com o desempenho. Ele demora para iniciar, e a interface parece fluir lenta e “porcamente” pela tela. : (

Durante os testes e mudanças de configurações ele não parece tão pesado, mas ainda sim, em uma máquina mais simples, toma recursos que não deveria para um programa com essas funções. Ao checar o gerenciador de tarefas, notei que ele engoliu mais de 50MB de memória! Um absurdo, mesmo para quem tem muita RAM. Neste caso, é uma memória perdida, já que o programa não será usado o tempo todo e poderia ser alocada para coisas mais úteis (ou divertidamente inúteis) como executar/converter arquivos multimídia, usar programas gráficos ou jogar. Imagine um usuário que usa frequentemente o “Godzilla” Firefox*, que por si só já se torna um monstro comedor de recursos depois de certo tempo de uso, especialmente quando cheio de extensões e abas abertas, e ainda quer usar o SliderDock. Ou no meu caso, que lido com certos programas pesados mais que esporadicamente, tal como editores de imagem.

Será que isso aconteceu apenas comigo? Não estou dizendo para você não usar este programa, mas sei que muitos dos leitores deste blog adoram o browser da raposa. Eu testo estes programas parcialmente, mas a sentença final fica por conta de quem acha interessante e resolve testar também no dia-dia. Pode ser que essa lentidão foi só aqui, talvez por causa do BlackBox, que às vezes deixa lento certos programas como o Blender ou Unreal. Mas sinceramente, não vou mudar de shell só pra me satisfazer com um dock!

*Esse é um dos motivos de eu dar mais crédito ao Opera, K-Meleon e Chrome. Não uso Firefox mesmo, seja numa máquina lenta ou num quad-core com 4GB de RAM.

Ficou interessado? Baixe o SliderDock aqui: http://sliderdock.wikidot.com/

Ouvindo :: Creed – Bullets (3:49)
Humor :: zen/tranquilo

Off? Notebook da Dell personalizado, inclusive na interface

Não é exatamente deskmod, mas repare na imagem:

Parece que a Dell lançou (ou vai lançar) um Dell Inspiron Mini, personalizado, tanto na carenagem, quanto na interface do sistema, em parceria com o Nickelodeon. Enfim, é um gadget para crianças. Estará disponível a partir de Outubro nos EUA, e virá com temas de desenhos animados, como você pôde ver na imagem acima, um visual style baseado no Bob Esponja.

Para os curiosos, há mais imagens no post do Engadget.

Ouvindo :: Incubus – Dig (4:17)
Humor :: tenso/preocupado

Rapidinhas: Skins para Chrome, GlassCMD para XP, menu clássico no Office 2007, etc

É, agora o Google Chrome suporta skins, eu não sabia. Ótima iniciativa, a primeira vez que vi skins em um browser foi no NeoPlanet, que usava a engine do Internet Explorer, por volta de 1999. Os temas para Chrome só funcionam a partir da versão 3.0. Falando em skins para browser, acho isso muito mais interessante para os modders do que aqueles temas simples que o Firefox e Opera permitem utilizar, de todo modo, qualquer boa modificação é bem vinda nesse mundo! 😀

GlassCMD também para XP! Eu já havia falado do GlassCMD recentemente (tá, eu sei que essas minhas atualizações lerdas não tornam o post tão recente assim, hehe), mas ele só estava disponível para Vista aquela versão do Windows quem ninguém quer e para os previews do Windows Seven. Agora há uma versão para nós mortais também, usuários de XP! De qualquer modo, até eu mudar para o Seven, daqui uns 6 meses, continuarei com meu Console2, mesmo :D. Para os interessados, vai o link: http://komalo.deviantart.com/art/Glass-CMD-for-XP-130413807

Firefox 3.7 vai terá suporte ao aero do Vista e Seven. Eu particularmente não gosto do Firefox, (mesmo bem configurado, ele usa recursos demais da máquina e me passa uma sensação de lerdeza que eu não sei explicar), por isso uso o Opera e o tosco, porém eficiente K-Meleon. Sei, no entanto e pelos logs, que vocês meus amigos modders adoram o “Internet Exploder 7” e o browser da raposa. Até então, as versões atuais do Firefox não dão suporte nativo à interface aero do Windows que ninguém quer Vista, mas já estão rolando na web screenshots do mock-up de interface da versão 3.7 do navegador, que dá suporte nativo a esse fru-fru detonador de recursos.

Há até uma skin disponível, relativo à versão 3.7, embora já haja notícias sobre a versão 4 do navegador. Informações nos links do Tweaking with Vishal:

http://www.askvg.com/mozilla-firefox-3-7-will-support-aero-glass-under-windows-vista-and-7/
http://www.askvg.com/mozilla-talks-about-firefox-4-0-theme-mockups/
http://www.askvg.com/download-mozilla-firefox-3-7-mockup-theme-now/

Só fique atento, pois você precisará de uma série de add-ons pra fazer isso funcionar. Tsc, tsc, tsc…

Stardock atualiza o Fences. Versão 0.98 do organizador de ícones da Stardock já está disponível, com uma porção de correção de bugs, mas ainda é beta. Baixe aqui: http://www.stardock.com/products/fences/.

Microsoft Gazelle? A Microsoft está preparando um rival para o Chrome. Eu não uso o Internet Exploder e nem o Chrome, embora tenha ficado com uma boa impressão deste último. De qualquer modo acho que a empresa de Redmond devia se preocupar mais com a fundação Mozilla (não pelo desempenho, é lógico) do que o o browser pelado do Google. Será que Gazelle (provavelmente codinome) ser vai usar uma engine nova ou apenas “melhorar” o Internet Explorer? Dá pra ver que a Microsoft adora um chifre, lembram do codinome do Vista? Longhorn, e agora esse nome que certamente não pegaria bem por aqui.

http://www.askvg.com/microsoft-gazelle-web-browser-microsofts-answer-to-google-chrome-os/

Ou é mais complexo? seria para o tal ChromeOS? Se for, imagino algum WebOS que não vai dar em nada…

UBitMenu traz o menus clássicos do Microsoft Office para a versão 2007. Eu acho a interface ribbon do Office 2007 linda, uma obra de arte de design de interfaces. Mas eu simplesmente não me acostumo à ela e não entendo como a Microsoft simplesmente esqueceu (ou não quis) de colocar uma opção para se usar a interface clássica (assim como a Autodesk fez no AutoCAD e a MetaProducts no Offline Explorer). Poderiamos tratá-la como uma opção de transição, afinal, o Office tem um ciclo médio de desenvolvimento de 3 anos e meio . O ribbon é ótimo para iniciantes no mundo da informática, deixa a interface mais didática, mas para quem lida com outros softwares diariamente é um saco. O UbitMenu é um add-on para o Office 2007 que adiciona um menu adicional à interface ribbon, e permite usá-lo como se estivesse no Office 2003 e anteriores. Aquele visual azulado continua lá, mas é muito mais familiar.

Download aqui: http://www.ubit.ch/software/ubitmenu-languages/

Ouvindo :: Kitchens of Distinction – Under the Sky, Inside the Sea (4:31)
Humor :: zen/tranquilo

Old School! Dois gerenciadores de arquivos simplificados

Depois do Winamp, o segundo programa que executo logo depois de iniciar o Windows é o gerenciador de arquivos. Sempre usei o Windows Explorer, mas ultimamente tenho pesquisado outras alternativas. De novo. Há uns anos eu já havia tentado fazer essa mudança e descobri que existem opções bastante interessantes por aí, mas eu não me acostumei com nenhuma pelo excesso de recursos inúteis pra mim, lentidão, ou falta de algumas coisas com as quais eu me acostumara no Windows Explorer.

Como eu fiquei significativamente off aqui no blog, as coisas foram acumulando, e “descobri” alguns programinhas aqui dentre os quais eu ainda não tinha testado: Cool Explorer e FileNavigator. São dois gerenciadores de arquivos no estilo mais old school. Sem árvore de diretórios, o que pode torná-los mais difíceis de usar, porém que podem combinar bem com o estilo de alguns desktops, especialmente para aqueles usuários que vivem arrastando arquivos de uma pasta pra outra. No mais típico estilo de duas colunas, tanto o Cool Explorer quanto o FileNavigator servem também como clientes FTP. Eu não substituiria o FileZilla por estes programas, mas como durante muito tempo usei o WS-FTP, posso dizer que é mais intuitivo lidar com um cliente no estilo destes gerenciadores, do que com o FileZilla.


O Cool Explorer é o mais espartano dos dois programas, portanto não há muito o que falar sobre ele, a não ser que ele funciona, e ponto. Já sobre o FileNavigator (quem lembra muito o Midnight Commander), posso dizer que é um espetáculo de nostalgia. Ele tem uma interface tosca mesmo, que não se compara ao Windows Explorer ou Finder, mas tem muitas opções internas e algumas personalizações que podem inclusive deixá-lo com um visual mais hax0r, para aqueles mais empolgados com a informática de 10 anos atrás. Abaixo um exemplo com o fundo preto e a fonte Gelly.

O FileNavigator também tem suporte interno à diversos formatos de arquivos compactados, sincronização e comparação de diretórios, edição própria de atributos de arquivos, suporte a drives de rede, listagem de arquivos em texto, e mais algumas coisas… 😀

Em resumo, tanto o FileNavigator quanto o Cool Explorer são dois gerenciadores para puristas, que fazem o que devem fazer. Uteis especialmente para quem vive virtualmente dentro de um flashdrive ou usuários de shells que procuram alternativas ao Windows Explorer não necessariamente mais complexas. Lembram-se do MuCommander? Mais reviews de gerenciadores vem por aí.

Ouvindo :: Die Ärzte – Junge (3:07)
Humor :: tenso/preocupado

Bloco de notas feito de vidro? GlassNotepad

I’m Back!

Bem, não é exatamente vidro, mas o GlassNotepad é uma alternativa muito atraente para o bloco de notas, especialmente para que usa o Windows Vista ou alguns preview do Seven. Ele usa os efeitos da interface Aero e aplica em toda a janela de edição do editor. O visual é muito bom, melhor seria ainda se fosse no prompt de comando não? Pra isso tem o GlassCMD.

No mais, o GlassNotepad é um simples substituto para o Bloco de Notas que já vem no Windows, leve, sem muitos recursos e que não ocupa muito espaço em disco.

[LifeHacker]

Ouvindo :: Slipknot – Confessions (5:04)
Humor :: tenso/preocupado